Diagnóstico organizacional online para gerir pessoas com sucesso
O diagnóstico organizacional fornece uma avaliação objetiva da realidade de sua empresa, que ajudará você identificar prioridades e elaborar um plano de ação para solucionar
1. Desafios de liderança
Ser empreendedor ou líder de uma organização não é uma tarefa fácil. São muitos os desafios que você precisa enfrentar, sejam eles estratégias para captar e reter clientes ou profissionais, análise do mercado e da concorrência, compra da matéria prima, negociação com fornecedores, gestão de estoque e/ou gestão do fluxo de caixa, dentre outros desafios.
Mas, a gestão do negócio não para por aí. Ainda tem uma parte essencial para tudo dar certo: a gestão de pessoas!
Parece simples, mas muitas empresas ainda não dão a atenção especial a este item, comumente conhecido como Missão, Visão e Valores, que deve fazer parte de todo negócio, independente de seu tamanho e número de colaboradores, e atualizado pela gestão sempre que necessário.
Vamos ver a seguir sobre sua importância para as empresas.
2. Definição da Missão, Visão e Valores
2.1 O que é a Missão, Visão e Valores da empresa?
De uma forma prática e objetiva, a Missão é o objetivo ou o motivo principal de existência de uma empresa, a Visão se resume a onde ela quer chegar em um período determinado e os Valores são o conjunto de comportamentos ou princípios que ela pratica e valoriza nas pessoas que fazem parte de seu relacionamento, seja colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros, dentre outros.
2.2 A importância da definição da Missão, Visão e Valores
A definição da Missão, Visão e Valores é fundamental para o processo de planejamento estratégico da empresa, para construir e consolidar a cultura organizacional e norteiar a relação da empresa com seus colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, acionistas e toda a sociedade. Quando bem aplicada, é uma poderosa ferramenta de liderança, para engajar as pessoas em prol dos objetivos da empresa.
3. Impactos na gestão de pessoas
Outro ponto tão importante quanto a definição da Missão, Visão e Valores da empresa, é a sua prática no dia a dia pela liderança e, consequentemente, pelos colaboradores. A Missão, Visão e Valores deve ser o oxigênio diário das pessoas que fazem parte da organização, sendo o líder o principal ator a influenciar positivamente as pessoas a praticarem essas diretrizes no relacionamento com clientes, fornecedores e os colaboradores em geral.
O propósito da empresa, sua razão de existir, sua visão de futuro e seus valores devem fazer parte do DNA de cada colaborador, de modo que as pessoas externas (clientes, fornecedores, parceiros etc.) percebam esse sentimento comum em toda a equipe e lideranças, que impacta positivamente na produtividade no trabalho.
A Elev RH é uma consultoria empresarial com soluções em recursos humanos. Apoiamos as empresas, de diversos portes e segmentos, nos seus desafios de gestão de pessoas, implementando métodos e ferramentas que facilitam e sustentação a atuação das lideranças. Não deixe de consultar nossas soluções em nosso site e solicitar um atendimento personalizado.
4. Grátis: Download de material
Preparamos para você um arquivo bem prático que vai te ajudar nesta tarefa de definir a Missão, Visão e Valores de sua empresa, caso ainda não possua, ou até mesmo revisar e atualizar as diretrizes já utilizadas.
O arquivo “Definindo o Propósito da empresa” contém:
– 01 página pronta para rápida edição do conteúdo;
– 01 página com orientações de preenchimento (tutorial)
– 01 página com dicas e próximos passos da empresa
O diagnóstico organizacional fornece uma avaliação objetiva da realidade de sua empresa, que ajudará você identificar prioridades e elaborar um plano de ação para solucionar
Diversos estudos mostram que empresas com excelentes práticas de gestão de pessoas e do clima organizacional são mais lucrativas, já que seus colaboradores são mais motivados, produtivos e
Telefone: (16) 98240-9080
Endereço: Ribeirão Preto – SP