Como a cultura organizacional impacta na gestão de pessoas?

clima organizacional

A cultura organizacional é um fator que influencia no modelo de gestão de toda empresa, impactando a gestão do negócio e também a gestão de pessoas.

 

Para maior efetividade e gerar mais engajamento com os colaboradores, a gestão de pessoas precisa estar pautada na cultura organizacional, que é ditada pelo conjunto de princípios e diretrizes da empresa, ou seja, pelos objetivos de existência da empresa (Missão), onde ela quer chegar (Visão) e valores ela pratica e valoriza nas pessoas que fazem parte de sua equipe. 
É com base nestas definições que se realizam a gestão de pessoas, feedbacks e orientações.

 

Neste post, você vai aprender sobre:
1.            Os desafios de liderança
2.            O que é Missão, Visão e Valores
3.            A importância da definição da Missão, Visão e Valores
4.            Impactos na gestão de pessoas
5.            Grátis: Download de material

 

 

1.            Desafios de liderança

 Ser empreendedor ou líder de uma organização não é uma tarefa fácil. São muitos os desafios que você precisa enfrentar, sejam eles estratégias para captar e reter clientes ou profissionais, análise do mercado e da concorrência, compra da matéria prima, negociação com fornecedores, gestão de estoque e/ou gestão do fluxo de caixa, dentre outros desafios.

 

Mas, a gestão do negócio não para por aí. Ainda tem uma parte essencial para tudo dar certo: a gestão de pessoas!

 

Parece simples, mas muitas empresas ainda não dão a atenção especial a este item, comumente conhecido como Missão, Visão e Valores, que deve fazer parte de todo negócio, independente de seu tamanho e número de colaboradores, e atualizado pela gestão sempre que necessário.

 

Vamos ver a seguir sobre sua importância para as empresas.

 

2.            Definição da Missão, Visão e Valores

 

2.1         O que é a Missão, Visão e Valores da empresa?

 De uma forma prática e objetiva, a Missão é o objetivo ou o motivo principal de existência de uma empresa, a Visão se resume a onde ela quer chegar em um período determinado e os Valores são o conjunto de comportamentos ou princípios que ela pratica e valoriza nas pessoas que fazem parte de seu relacionamento, seja colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros, dentre outros.

 

2.2         A importância da definição da Missão, Visão e Valores

 A definição da Missão, Visão e Valores é fundamental para o processo de planejamento estratégico da empresa, para construir e consolidar a cultura organizacional e norteiar a relação da empresa com seus colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, acionistas e toda a sociedade. Quando bem aplicada, é uma poderosa ferramenta de liderança, para engajar as pessoas em prol dos objetivos da empresa.

 

3.            Impactos na gestão de pessoas

 Outro ponto tão importante quanto a definição da Missão, Visão e Valores da empresa, é a sua prática no dia a dia pela liderança e, consequentemente, pelos colaboradores. A Missão, Visão e Valores deve ser o oxigênio diário das pessoas que fazem parte da organização, sendo o líder o principal ator a influenciar positivamente as pessoas a praticarem essas diretrizes no relacionamento com clientes, fornecedores e os colaboradores em geral.

 

O propósito da empresa, sua razão de existir, sua visão de futuro e seus valores devem fazer parte do DNA de cada colaborador, de modo que as pessoas externas (clientes, fornecedores, parceiros etc.) percebam esse sentimento comum em toda a equipe e lideranças, que impacta positivamente na produtividade no trabalho.

 

A Elev RH é uma consultoria empresarial com soluções em recursos humanos. Apoiamos as empresas, de diversos portes e segmentos, nos seus desafios de gestão de pessoas, implementando métodos e ferramentas que facilitam e sustentação a atuação das lideranças. Não deixe de consultar nossas soluções em nosso site e solicitar um atendimento personalizado.

 

4.            Grátis: Download de material

 Preparamos para você um arquivo bem prático que vai te ajudar nesta tarefa de definir a Missão, Visão e Valores de sua empresa, caso ainda não possua, ou até mesmo revisar e atualizar as diretrizes já utilizadas.

O arquivo “Definindo o Propósito da empresa” contém: 

– 01 página pronta para rápida edição do conteúdo; 

– 01 página com orientações de preenchimento (tutorial)

– 01 página com dicas e próximos passos da empresa 

Faça o Download do Material "Definindo o propósito da empresa"

Preencha o Formulário para fazer o Download

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