04 motivos para investir na cultura e clima organizacional

consultoria de rh

Diversos estudos mostram que empresas com excelentes práticas de gestão de pessoas e do clima organizacional são mais lucrativas, já que seus colaboradores são mais motivados, produtivos e comprometidos com a qualidade.

 

São inúmeros os benefícios que um bom clima organizacional causam no desempenho de cada profissional, das equipes de trabalho, lideranças e, consequentemente, nos resultados das empresas. Muitas organizações já entenderam os impactos positivos da cultura e do clima organizacional na gestão de pessoas e reestruturaram sua forma de atuação para melhorar seus resultados e de suas equipes.

 

Neste post, você vai aprender sobre:

1.           Os desafios das empresas hoje

2.           Qual é a diferença entre cultura organizacional e clima
organizacional?

3.           Quais fatores influenciam o clima organizacional?

4.           Conheça os 04 principais motivos para
investir na cultura e no clima organizacional:

5.           Pesquisa de clima organizacional

 

6.           Grátis: Download de material 

 

1.   Os desafios das empresas hoje

Diversos autores consideram as empresas como organismos vivos, dinâmicos, em constante mudanças e evoluções. E, assim como os organismos vivos, estão sujeitas a influências do meio interno (ambiente organizacional) e externo (economia, política, sociedade, etc.).

 

Este conceito é importante para compreendermos que a cultura e o clima de uma empresa não são estáticos
e estão em constante movimento através das interações, sentimentos, expectativas e frustações vivenciados no meio.

 

Apesar de muitas empresas ainda hoje negligenciarem o clima organizacional, ele possui impactos positivos e negativos sobre o comportamento das pessoas no ambiente organizacional, interferindo diretamente na motivação, comprometimento, qualidade e produtividade no trabalho.

 

 2.   Qual é a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?

A cultura organizacional é o conjunto de normas, crenças, valores que regem uma instituição, enquanto o clima organizacional é o conjunto de percepções e sentimentos que os colaboradores tem em relação à
empresa, cultura organizacional e ao seu trabalho.

 

De acordo com Ricardo Silveira Luz, autor do livro “Gestão do Clima Organizacional” (1995), o clima organizacional “é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa”.

 

O autor Idalberto Chiavenato considera que o clima: “envolve a satisfação dos profissionais tanto com os aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalho quanto aspectos afetivos/ emocionais, refletindo suas relações com os colegas de trabalho, superiores e clientes de modo geral”.

 

3.    Quais fatores influenciam o clima organizacional?

O clima de uma empresa pode ser influenciado por diversos fatores, tais como:

·        Desempenho do negócio,

·        Qualidade de vida no trabalho,

·        Relacionamento interpessoal com a liderança, colegas de
trabalho e/ou clientes,

·        Modelo de gestão de pessoas,

·        Identificação com a cultura da empresa,

·        Eficácia da comunicação interna,

·        Estabilidade no emprego,

·        Reconhecimento profissional, dentre outros fatores.

 

 4.   Conheça os 04 principais motivos para investir na cultura e no clima organizacional:

 

1.    Inovação: Pessoas motivadas e satisfeitas com seu trabalho são mais comprometidas e sentem-mais à vontade para criar, inovar e participar do negócio com ideias e sugestões.

 

2.    Retenção de talentos: Colaboradores valorizados e estimulados tendem a permanecer no trabalho, apresentando como resultados a diminuição no índice de rotatividade das pessoas na empresa (turnover).

 

3.    Produtividade: Levantamento feito pela Universidade de Warwick mostra que colaboradores felizes e autoconfiantes são 12% mais produtivos.

 

4.    Lucratividade: Estudos mostram que os lucros de empresas consideradas como “melhores para se trabalhar”, aumentam em até 10% em comparação com outras.

 

 5.   Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma poderosa ferramenta de gestão de pessoas para identificar o nível de satisfação dos colaboradores com relação a cultura e diversos aspectos da realidade da empresa, e, a partir disso, traçar planos de ação para que a cultura e o clima da empresa sejam fatores de retenção de talentos, engajamento das pessoas com o trabalho e superação de resultados.

 

A Elev RH é uma consultoria empresarial especializada em soluções de gestão de pessoas. Há mais de 14 anos, conduzimos projetos personalizados para a gestão da cultura e do clima organizacional, alinhados às melhores práticas do mercado e das melhores empresas para se trabalhar, em negócios de diversos portes e
segmentos.

 

 

 Entre em contato com nossos especialistas e consulte como podemos ajudar sua empresa.

 

6.    Grátis: Download de material

 Preparamos para você um Check-point, um arquivo com os principais pontos que devem serem avaliados em uma pesquisa de clima organizacional, para te ajudar nesse desafio de conquistar a satisfação, o engajamento e melhor produtividade da sua equipe.

 

 

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